Prefeitura de Cariús realiza sua 3ª Conferência das Cidades

Cumprindo determinação do Conselho Nacional das Cidades a Prefeitura Municipal de Cariús realizou, neste dia 12 de maio, sua 3ª Conferência das Cidades.

Ocorrido a cada três anos a  Conferência Municipal das Cidades  é um evento público e acessível a todos os cidadãos e cidadãs e tem por objetivo a elaboração de propostas gerais para o desenvolvimento urbano da cidade a partir da contribuição de cada morador(a) do município. “Tivemos o compromisso de sentar com a população e amadurecer o debate em torno da política municipal de urbanização. Muito do que foi proposto pelos participantes tem relação direta com iniciativas do próprio poder público local e nesse sentido vamos intensificar nossos esforços na garantia desses serviços”, frisou Antônio Nilberton de Morais, Secretário Municipal de Infraestrutura e Coordenador do evento.
Para o ano de 2016 o Conselho Nacional das Cidades lançou o tema: “Função Social da Cidade e da Propriedade- Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas” que  traz o sentido da cidade como um bem comum, de toda a população. Traz a ideia de cidades mais equânimes, democráticas, com menos desigualdades de acesso aos bens e serviços públicos, com menos discriminação, com mais qualidade de vida para todas e todos.
Diversos representantes do Governo e da sociedade civil prestigiaram o momento e ao final do debate ocorrido em plenária elencaram as propostas sugeridas pelos eixos geradores. Também foi responsabilidade da plenária indicar três representantes para participar da 6ª Conferência Estadual das Cidades que ocorrerá no próximo ano em Fortaleza: Antônio Nilberton (Poder executivo); Veroneide Maria de Sousa (Poder Legislativo) e Samara Pinheiro (Sociedade civil).
Presente na XIX Marcha dos Prefeitos em Brasília o Prefeito João Gilvan de Oliveira não pode estar presente no evento, mas deixou sua mensagem de incentivo e sucesso aos participantes.

Por: Jânio Duarte