Atuação da secretaria de Desenvolvimento Agrário de Cariús

DIA DE CAMPO NO IFCE

Participação do dia de campo no IFCE, em parceira com a EMATERCE e a SDA de Cariús.

Debate sobre a conivência com semiárido. Na oportunidade foram apresentados trabalhos sobre condições e melhoramento de convívio com o semiárido. Foram feitas demonstrações em campo de resultados e técnicas de melhoramentos defendidos e apresentados por professores e alunos do curso tecnólogo em irrigação e drenagem. Foram apresentados: resultados de plantio em cultivo com abobrinha com bi fertilizantes resultados ainda em andamento, explanados a situação hídrica da açude e rio Trussu e melhoramento condicionamento físico do solo em hortaliças.

CAPACITAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SÃO JOSÉ III

A Associação de Apicultura de Cariús-AAPIC. Reuniu-se dia 25/01/2017. No plenário da câmera municipal de Cariús, onde vem sendo acompanhado com a consultora Maria José Barbosa (Mazé) na capacitação e implantação do projeto São José III. Concedente com a Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA), onde a AAPIC foi beneficiada com a reforma de uma unidade produtiva de extração de mel e aquisição de equipamentos.

DEFESA CIVIL – Formação da nova comissão

No dia 23 de janeiro de 2017 reuniu-se na sede da secretária de desenvolvimento agrário do município de Cariús-CE entidades para formação da nova comissão de defesa civil. A comissão ficou constituída pelos seguintes representantes:

CONSELHO TÉCNICO

DAUMIR FERNANTES DA SILVA – SDA Cariús-ce

ISAAC SILVA OLIVEIRA – Ação Social

ANTONIA AILA GOMES TORRES SOUZA – Sec. De Saúde

VALDIR SOUZA DE PAULA – EMATERCE

ANTONIO JÂNIO GOMES ARAÚJO – Esc. de Ensino M. Adahil Barreto

DHIÔGO COSTA CANDIDO – Banco do Brasil

JOSÉ EGITOR BRAGA – Correios

CONSELHO COMUNITÁRIO

GILDEMAL DE MORAES PEREIRA – Câmara De Vereadores (Situação)

ANTONIO WELTON BISERRA BARROS - Câmara De Vereadores (Oposição)

ANTONIO ALMIR BARBOSA – Ass. Comunitária de Base de Cariús

BRUNO DE OLIVEIRA BARROS – Igreja Católica

ANTONIO AUGUSTO FILHO – Loja Maçônica

JOSÉ DE SOUSA NETO – STTR de Cariús

MARIA PAULA DE OLIVEIRA – Ass. Dos Agentes De Saúde

Onde ficou como coordenador Sr. Daumir Fernandes da Silva e como Secretário Sr. Antônio Augusto Filho.

PROJETO HABITACIONAL RURAL

Na quinta-feira 25 de janeiro de 2017, reuniam-se com o assessor especial da habitação rural da SDA, Kamundo Bonfim, o Secretário de Agricultura Antônio Ferreira de Melo, o Prefeito José Fernandes Ferreira, também o Vice-prefeito Antônio Robério Otoni Lucas, STTR de Cariús, Colônia de Pescadores e Técnicos da Ematerce e SDA de Cariús. Com a finalidade esclarecimento sobre O “Projeto João de Barro”, objetiva subsidiar a construção de imóveis para agricultores familiares e trabalhadores rurais, por intermédio de repasse de recursos do Orçamento Geral da União, através da Caixa Econômica Federal (CEF). Este projeto tem também o objetivo de manter o homem no campo, fortalecendo a agricultura familiar oferecendo mais conforto e moradias dignas.

REUNIÃO DA COMISSÃO GESTORA DO AÇUDE MUQUÉM

No dia 26 de janeiro do ano de 2017 na câmara de vereadores de Carius-Ce, reuniram-se membros da comissão gestora do açude muquém. Afim de, deliberar sobre a vazão de agua liberada pela válvula do referido açude. Foi coloca em votação por aclamação uma vazão máxima 150l/s e mínima de 100l/s. Onde optaram pela vazão máxima, que servira para abastecimento humano de Cariús e Jucás durante este período critico em que o açude se encontra no 13,00% da sua capacidade na referida data.