PREFEITURA DE CARIÚS

Secretaria de Educação

Veroneide Maria de Sousa

Veroneide Maria de Sousa, nascida no Sítio Cana Brava no dia 26 de março de 1963, sendo a segunda filha do casal José Ferreira de Sousa e Iraci de Sousa Bezerra, logo ao nascer foi batizada que teve como padrinhos Vitória Martins e Lenício Moura. Começou a estudar a Escola Silvestre Almeida Duarte no referido sítio tendo como sua primeira professora a senhorita Socorrinha de Dola (como era conhecida) na qual estudou até terceira série e 1973 foi residir na cidade de Cariús, continuando os seus estudos no Grupo Adahil Barreto e posteriormente na Escola N. S. Auxiliadora. 

Por não ter ensino médio em Cariús foi preciso ir estudar na cidade vizinha de Iguatu, curso o primeiro ano no Colégio São José e do segundo ano o Pedagógico na Escola Ruy Barbosa que após concluir a referia etapa, passou no vestibular passando a fazer o curso de Pedagogia na Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu – FECLI. Mesmo depois de concluir o ensino superior continuo estudando dessa vez, fazendo cursos e especializações como: Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Fundamental e Médio e Tecnologias da Educação.

Na área profissional sempre foi muito bem-sucedida, aos 16 anos de idade antes de concluir o ensino médio já foi trabalhar de carteira assinada nos anos 1979 a 19981, como professora da Educação Infantil na Escola N. S. Auxiliadora. Saindo de lá ingressou em 1982 nos Correios e Telégrafos onde ficou até 1994. Logo em seguida ingressou como professora temporária Escola Maria Sother Pereira em 1995 por ocasião da implantação no ensino médio e no ano seguinte iniciou também a selecionar também como temporária na Escola Adahil Barreto nas séries finais do ensino fundamental, atendendo um convite da diretora da época Maria Simone Correia Boaventura, mesmo diante de inúmeras dificuldades Veroneide nunca desistiu e sempre com fé em Deus lutou e estudou muito preparando para fazer o primeiro concurso público que foi realizando 1997 na gestão do governador Tasso Jereissati e para alegria dela e de toda família foi aprovada passando a fazer parte do quadro de funcionários efetivos em 14 fevereiro de 1998. E a partir dessa data Deus passou a honrá-la ainda mais ficando pouco anos em sala de aula e no período de 2000 a 2001 passou assumir o cargo de coordenadora pedagógica e em seguida de 2002 a 2008 passou a conduzir a referida escola como diretora escolar, realizando com sua equipe um relevante trabalho, gerando assim grandes mudanças. E do ano de 2009 aos dias atuais está lotada como professora regente do multimeios onde ficou até dezembro de 2018.

No ano que nasceu seu pai foi eleito vereador pela primeira vez, crescendo assim vendo desde de pequena o envolvimento de seu pai na política o que fez a mesma a gostar da arte de fazer o bem que em 1996 resolveu substituir o seu pai. Sendo eleita a vereadora pela primeira vez. E assim concorreu as seguintes eleições: 2002, 2004,2008, 2012 e 2016. Somente na campanha eleitoral de 2008 não consegui se eleger ficando na primeira suplência. E para completar a satisfação no meio político no dia 28 de setembro de 2018 foi eleita para ser presidente da câmara municipal a tomando posse no dia 01 de janeiro de 2019 e já desenvolvendo um grande trabalho de transparência e competência. 

E se  não bastasse de tantas atribuições no dia 27 de dezembro de 2011 por ordens divinas assumiu a direção da Escola de Educação Infantil Educandário Anita Medeiros, na época tinha 28 alunos, mais sempre com visão de águia contou com a colaboração de uma competente equipe que quando foi iniciar o primeiro ano letivo da sob a sua direção em  2012 já iniciou com a matrícula inicial de 116 alunos e até a presente data a escola só tem crescido e proporcionado uma educação de qualidade além de gerar emprego e renda para o município.

Entre quantas maravilhas realizadas por Deus em sua vida ela deseja registrar servir a Deus e ao próximo, e por ter uma família acolhedora e sempre tê-la como liderança.

Finalidades  da Secretaria de Educação

Gerenciar a Politica Municipal de Educação  visando assegurar a educação   de qualidade  como  direito a todos e dever do Estado  e da família

Endereço e Horário de Atendimento

Praça da República, nº 10 –  Centro 
Horario de Funcionamento : 07:30 as 11:30 , 13:00  as 17:00
Email: smecarius@gmail.com
Contato: 

 

Notícias

CULTURA

Edital Lei Paulo Gustavo

CONSELHO TUTELAR

Processo de Escolha do Conselho Tutelar

#ASSISTÊNCIA SOCIAL

VALE GÁS – MARÇO 2023