O MUNICÍPIO
Cariús é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 era de 18.567 habitantes.
O topônimo Cariús pode vir da linguagem Tupi ou Tapuia: cari (um tipo de peixe) e ú(água, rio), significando rio do Cari; caa (mato), ry (saída) e u (água). Segundo Tomás Pompeu Sobrinho o topônimo faz uma alusão ao rio Cariús, já segundo Paulino Nogueira, alusão é às cabeceiras do rio Cariús, localizadas em uma serra com uma densa vegetação. Sua denominação original era Poço dos Paus e desde 1951, Cariús.
As terras entre as serras dos Bastiões, das Palmeiras, do Quicuncá e de Santa Maria eram habitadas por diversas etnias indígenas tais como os: Juca, Quixará, Quixelô, e com a expansão das missões indígenas, da pecuária e busca do ouro no sul no Ceará, surge o povoado de Poço de Paus. A consolidação deste se deu a partir dos anos 1920, pelos projetos do então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa: a construção da estação ferroviária de Poço dos Paus, parte do projeto da expansão da Estrada de Ferro de Baturité em direção ao Crato e a construção de armazéns e acampamento para trabalhadores da construção da barragem do projeto da construção da barragem do açude sobre o rio Cariús pelo DNOCS. Neste contexto, o antigo Distrito de São Mateus, desenvolve-se até a emancipação como município. A história do nosso município começa em 1920, quando o Paraibano Epitácio na presidência da República, inclui no seu plano de salvação do Nordeste a construção de gigantescas barragens no território cearense. Uma delas, POÇO DOS PAUS, seria construída para barrar as águas do Rio Cariús, com capacidade de um bilhão de metros cúbicos de água. Foi o ponto inicial do povoado e futura cidade. Pouco tempo depois foi erguida uma igrejinha, caracterizando a existência de uma típica vila do interior cearense. Em 1924, outro governo sucedeu-se ao de Epitácio Pessoa e as obras foram suspensas. Foi tamanho o seu progresso, que em 31 de março de 1938, pelo decreto de lei nº 169, o povoado foi elevado à categoria de vila, pertencendo ao município de Jucás, antigo São Mateus. O primeiro capelão foi o Padre Emídio Cabral que passou 3 anos na sua função. Na ausência do mesmo, ficou atendendo o vigário de Jucás Padre Pio Pinho de Oliveira. Em 1938, veio um novo capelão Padre José Sobreira que passou 3 anos. O Padre Sobreira construiu a capela-mor, uma obra de arte do professor Italiano Augustinho Odísio. O município de Cariús, bem como os distritos de São Sebastião, São Bartolomeu e Caipu, foram criados através da Lei nº 1.153, de 22 de Novembro de 1951, no governo Raul Barbosa. No dia 03 de outubro de 1954, teve sua primeira eleição.
A instalação oficial e solene aconteceu no dia 25 de março de 1955, com a posse do prefeito eleito, Sr. Silvestre Almeida Duarte.
Cariús é palavra indígena tupi e significa segundo Tomás Pompeu Sobrinho “rio do cari”, de cari peixe de água doce.
Cariús é o nome do rio afluente do Jaguaribe, que banha a cidade e desemboca a margem direita a 02 km, abaixo da sede.
O nome primitivo Poço dos Paus, vem dos poços que são formados em vários morros de vegetação cerrada, Cariús é Palavra tupi.
O município de Cariús ocupa uma área de 1.075 km² e de acordo com o censo de 2010, toda população, incluindo zona rural e urbana, era de 18.567 habitantes. Está localizado na Região Centro Sul do Estado, a 420 km da capital, a 36 km de Iguatu e a 04 km da cidade de Jucás.
Ao norte com os municípios de Jucás e Iguatu;
Ao sul Farias Brito e Várzea Alegre;
Ao leste Cedro e Várzea Alegre;
Ao Oeste Tarrafas e Saboeiro.
A economia do Município baseia-se na agricultura e pecuária, sendo formada por produtores rurais caracterizados como familiar. A população rural sobrevive da agricultura familiar e da criação de pequenos rebanhos de ovinos, caprinos e suínos. A apicultura revela-se como uma cultura alternativa, pois se apresentam vários pequenos produtores espalhados por todo o Município. Nos últimos anos Cariús, vem sendo destaque na produção de hortaliças em especialmente o tomate, e frutas como Goiaba, Banana, Mamão e Melancia.
O município se divide política e administrativamente em quatro distritos:
Distrito de São Sebastião
Distrito de São Bartolomeu
Distrito de Bela Vista
Distrito de Caipu
Festa do Municipio – 25 de Março
Festas Juninas – Mês de Junho
Festa da Padroeira do Município Nossa Senhora Auxiliadora 30 de Agosto a 08 de Setembro.
LETRA: Jaime Magalhães
MÚSICA: Jaime Magalhães e José Antonio da Silva
Cariús, cidade querida.
Cheia de encantos de luz e de amor.
Os teus filhos se embrenham na luta.
Com coragem, com fé e grande ardor.
REFRÃO:
Cariús, Cariús.
Dedicamos-te louvor.
Pois fulgaras entre as albas.
Irradiando luz e amor.
Cariús, cidade singela.
Desse recanto sois a mais bela.
Com um povo ferrenho e sincero.
Desse querido e bondoso Ceará.
Cariús, minha terra natal.
Abençoado e fértil é sua chão.
A natureza pintou a paisagem.
Nesse recanto do grande sertão.